Em 2022, publiquei “Carnivals, Picaras and Heroines”, um conto queer, feminista e interseccional, com múltiplas camadas de transformação que ocorrem durante uma noite de carnaval em uma cidadezinha histórica mineira. Teoricamente embasado e poeticamente inspirado pelo livro Carnavais, Malandros e Heróis, do antropólogo Roberto DaMatta, o conto na íntegra pode ser lido aqui.
A SINOPE A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Lorena Falter é uma pesquisadora de gênero e professora universitária, recém transformada por sua mudança do Rio de Janeiro para o interior de Minas. Ao longo de uma noite no Bloco das Domésticas, entremeada por encontros intrigantes, ora mágicos ora tensos, mais transformações acontecem: a transformação típica da fantasia de carnaval, em um bloco onde homens se vestem de mulher e vice-versa; a transformação da performance drag, que permite a Lorena ser uma “mulher vestida de homem vestido de homem trans vestido de mulher”; a transformação identitária de Lorena, que finalmente se entende queer, ao se apaixonar por uma travesti e deputada federal que a salva de um abuso sexual iminente; a transformação do nascimento, vivenciada por Maria, amiga de Lorena que dá à luz uma menina rebelde na quarta-feira de cinzas; e, por último, em um plot twist, a transformação da narradora: de escritora científica em escritora de ficção. FIM DA SINOPSE.
Em 2023, o projeto “Carnavais, Malandras e Heroínas” se ampliou e essa história foi recontada por outros meios, dando origem a uma vídeo-instalação interativa e performática que foi apresentada na galeria de arte do congresso Consumer Culture Theory em Lund, na Suécia. A instalação convidava espectadores a vestir as fantasias e a jogar as serpentinas, mantendo a obra em constante transformação. Veja abaixo algumas fotos. No final, clique no vídeo para assisti-lo na íntegra no YouTube. Ou clique aqui.
Este projeto recebeu apoio do Edital de Criação e Circulação Artística, PROEX, UFSJ.